Prato da sua vida

Pien de Coellho ao Molho Porcini - Por Raul Concer

Publicado pela revista Alta Gastronomia, Raul Concer foi um dos selecionados para falar de um prato que marcou a sua vida


"Meu pai tinha um sítio e criava coelhos. Lembro que os amigos dele se reuniam em casa e faziam jantares muito criativos, cultura muito comum para descendentes de italianos. 'Pien', no dialeto veneto, quer dizer recheado. Gosto muito de preparar coelho, embora aqui no Brasil, não seja muito popular."

História de cozinha: Gaúcho de Caxias do Sul, o chef Raul Concer cresceu convivendo com o movimento da cozinha, mas o que o motivou a seguir a profissão foi o desejo de viajar pelo mundo a fora. Desde o início e até hoje, Raul percorre o mundo em busca de novos conhecimentos e novos sabores.


Hoje ele é chef executivo da Puratos, empresa belga presente em 120 países. Toda a sua luta pela excelência na cozinha resultou em muito sucesso. Raul, desde cedo, se destacou e conseguiu o que todo jovem cozinheiro queria: trabalhar com Sr. Paul Marcel Ruffin, proprietário e chef do Le Logis, casa famosa em São Paulo, pelos seus pratos que misturavam o clássico ao inovador. No entanto, um dia, Ruffin chamou Raul para uma conversa e lhe disse que o achava bonito demais para ser cozinheiro, que ele deveria trabalhar em um escritório...


O chef entendeu tudo o que o Sr. Paul quis dizer, precisava se esforçar mais para ter reconhecimento. E foi o que fez. "Lá se vão 30 anos e ainda não fui trabalhar em um escritório. Quando tenho que ficar no meu, não vejo a hora de ir para cozinha!", relata Raul, com orgulho.

Revista Alta Gastronomia, edição n. 100

Comentários