Como ser diferente e atrair clientes?

Busque identidade e diferencie seu negócio

Ao visitarmos a maioria dos estabelecimentos alimentícios notamos grandes semelhanças nos produtos ofertados. Tal semelhança por vezes é dada pela cópia dos seus concorrentes, sem oferecer nenhum diferencial. Isto é evidente pela homogeneidade das vitrines no mercado. Na visão do consumidor, não haverá diferença entre fazer compras num supermercado, padaria ou confeitaria na esquina da sua casa.

Em comparação com modelo internacional, notamos o grande sucesso das confeitarias européias. Estas apresentam boutiques com personalidade própria, isto é, criaram sua própria identidade pela oferta do produto diferenciado, fazendo do estabelecimento algo único em comparação à concorrência.

Um dos geradores desta “identidade” é o serviço técnico oferecido pelas empresas. Estas investem pesado na formação dos técnicos. A alta capacitação dos profissionais é constatada pela participação em feiras, treinamentos e também seminários, tanto nacionais quanto internacionais. A riqueza do serviço sempre leva algo de novo para os pontos de venda, neste caso, padarias, confeitarias, rotisserias e cafeterias. Porém, no Brasil percebemos o uso inadequado deste serviço por parte dos proprietários, que utilizam esta ferramenta para produzir receitas, muitas vezes com objetivo de ajudar a desovar o estoque. Desta maneira, os proprietários pouco aproveitam os méritos dos técnicos, num plano onde o profissional da casa somente copia as receitas do técnico e não o trata como consultor, para uma eventual criação de novas receitas a partir das novidades conhecidas pelo técnico.

Para criar uma identidade ao estabelecimento deve-se privilegiar na estratégia a exploração do serviço técnico. O trabalho precisa ser feito em conjunto com toda a equipe da casa. Assim, é possível criar algo que marque seu estabelecimento e coloque sua marca na mente do consumidor, até que o faça atravessar a cidade para comprar em sua loja, pois ele sabe da diferenciação de seus produtos.

Entre as táticas, pode-se começar olhando o perfil do cliente, hoje facilmente perceptível pelo uso de sistemas informatizados que permitem monitorar as saídas de produtos. Como sugestão, pode-se trabalhar com os mais vendidos, trazer lançamentos sazonais, produtos com caráter temático, e também por sugestões do chef da casa.

Pesquisas mostram que o consumidor de hoje está disposto a pagar mais por um produto diferenciado, haja visto o caso do vinho, cafés especiais e agora, o momento do chocolate. Há uma sede no mercado por novos sabores, quem souber aproveitar, certamente será bem-sucedido.

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